Estrutura do setor – ESFRA FUNDAMENTAL I
“As crianças de seis anos de idade, que ingressam no Ensino Fundamental de 9 anos, encontram-se em pleno desenvolvimento mental, físico e motor. As funções cognitivas, como pensamento verbal, memória e percepção, estão em fase de estruturação e dependem da articulação com os demais aspectos do desenvolvimento integral da infância. Compreender essas questões que envolvem o desenvolvimento da criança é essencial para não corrermos o risco de querer tratar a criança separando a cabeça do corpo. Segundo a pedagoga Deyse de Campos, para a criança aprender é necessário dar vida aos conteúdos e programas curriculares, associando-os à atividade criadora e às experiências motoras e sociais. O pensamento da criança é peculiar em sua estrutura, composição e modo de funcionamento. A criança pensa, sente e se expressa com o corpo, com as mãos, por meio das sensações e das linguagens fisionômica, gestual, postural, cinética. Tais linguagens corporais antecedem a linguagem falada e o movimento é o recurso disponível para expressar emoções, sentimentos, pensamentos e para explorar o meio, a realidade. A criança, ao contrário da maioria dos adultos, não separa diversão de aprendizado, estudo de brincadeira; sua relação com o mundo não lhe permite tais oposições.”
(Em: http://www.educacional.com.br/spe/pdf/PPedagogica/2011/EF11.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2011)
Objetivos
De forma geral, o MDP busca, na realização do trabalho no 1 o. ano do Ensino Fundamental de 9 anos, dar oportunidades para que a criança possa:
• ampliar sua capacidade de autoconhecimento e, consequentemente, de se comunicar e interagir socialmente, estabelecendo vínculos afetivos positivos com outras crianças e adultos;
• apropriar-se dos conhecimentos e bens culturais constituídos historicamente, utilizando as diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática) e construindo significados que lhe permitam elaborar e reelaborar essas aprendizagens.
Faixa Etária
6 a 10 anos (1º ao 5º ano)
Organização curricular
Matemática
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Geografia
História
Filosofia
Artes
Empreendorismo e Matemática Financeira
Corpo docente
Mª Nilza Sá Teles - 1º ano
Verônica Almeida - 2º ano
M.ª de Lourdes - 3º ano
Senai Neves - 4º ano
Sandra Oliveira - Língua Est. – Inglês
Coordenação pedagógica
Zelma Cristina Teles Ribeiro
Áreas específicas
Educação Física
Nesta proposta, objetivo da educação física é compreendido como aquilo que se pretende alcançar no processo educacional; não é o que se quer dar aos alunos, mas o que se aspira como resultado do processo de ensino e aprendizagem. Cada professor deve pensar o que pretende com determinada aula ou atividade, considerando os objetivos da escola, da disciplina que leciona e da realidade dos alunos. Os objetivos do trabalho devem estar claros, para que a avaliação possa ser desenvolvida a partir deles, posteriormente. Existem várias classificações de objetivos na Educação Física, mas, nesse momento, buscou-se explicitar
alguns que se conectam com a proposta pedagógica desenvolvida ao longo do material. São eles:
• promover a consciência corporal;
• propiciar a atuação dos alunos como sujeitos ativos no processo educacional;
• tornar significativas as práticas corporais no cotidiano dos alunos;
• desenvolver o domínio motor, afetivo, cognitivo e social;
• estabelecer relações de respeito às diferenças e solidariedade;
• desenvolver participação, criticidade, autonomia, criatividade e expressão corporal;
• reconhecer as diversas possibilidades de movimento corporal a partir dos elementos culturais;
• criar relações entre os conteúdos culturais e a realidade social;
• propiciar o desenvolvimento de novas vivências corporais;
• propiciar um ambiente educativo democrático.
• propiciar uma conexão pedagógica entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Conhecimentos privilegiados
– Jogos
– Jogos tradicionais
– Jogos de construção
– Jogos motores
• Danças
• Jogos de oposição (Lutas)
• Pré-desportivos
– Ginásticas
– Ginástica com materiais
– Ginástica sem materiais
Além de desportos (futsal, handebol, vôlei e basquete), dança, capoeira, teatro e música.